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Consultoria

RH em tempo de crise: qual o papel da consultoria na hora de definir as demissões?

RH em tempo de crise: qual o papel da consultoria na hora de definir as demissões?

O otimismo que marcou o início deste ano em relação à retomada do crescimento econômico vai ficando para trás mês a mês. Fatores como a demora na retomada de desempenho dos setores industrial e de serviços, a ainda alta taxa de desemprego e o impacto da greve nos transportes são considerados os principais responsáveis nas análises dos economistas. Some-se a isto instabilidades na política.

Por conta deste cenário e com a premente necessidade por resultados, as organizações comumente se veem diante de um impasse: como realizar ajustes de quadro sem causar mais instabilidade interna?

O tema se torna ainda mais relevante quando há a o envolvimento de uma consultoria nesta decisão. Afinal, qual deveria ser a conduta desse trusted advisor diante desta situação?

Caminho para otimizar o quadro de pessoal – eliminando a subjetividade

Em princípio é importante esclarecer que o trabalho de uma consultoria reconhecida, operando sob a égide de uma metodologia estruturada e madura, não é demitir pessoas. Para evitar cair na vala comum da subjetividade, sua atuação diante desta situação deve obrigatoriamente se apoiar em dados e fatos. Após as análises e discussões sobre produtividade e eficácia, a decisão final sobre como encaminhar um eventual excedente de headcount deve ser sempre da empresa.

O apoio de metodologias e ferramentas robustas, que contribuam para tangibilizar a performance das equipes ou de uma área determinada é fundamental. O que deve ser mensurado aqui, é a qualidade do trabalho executado e o nível de comprometimento dos profissionais. Sempre buscando excluir o caráter de relacionamento pessoal na avaliação. Todo e qualquer subjetivismo deve ser eliminado nestas decisões.

Apoiada em indicadores de performance (dados) e resultados de pesquisas (fatos), cabe à consultoria levar ao time de gestão uma fotografia da situação, explicitando a causa raiz da baixa produtividade, entre outros aspectos. Identificação de retrabalhos, etapas do processo que não estão sendo cumpridas, atividades obsoletas e demais ações que possam comprometer a performance, impactando a produtividade das equipes são parte importante desta análise.

Neste momento é possível que o corpo diretivo identifique a existência de excesso de capacidade de mão de obra. A decisão de proceder a desligamentos ou realocar profissionais internamente para agregar valor na qualidade do produto ou na melhoria do nível de serviço, é colocada em discussão.

Isto só é possível quando o consultor trabalha em conjunto com as lideranças da empresa, utilizando informações históricas internas e entendendo o processo de trabalho.

Fica patente que o valor agregado por uma consultoria está na identificação de oportunidades de melhoria de performance com base em fatos e dados, na análise e apresentação de alternativas para encaminhamento das oportunidades e no apoio à tomada de decisão. Porém, a última palavra é sempre da empresa.

  • Tags: lideranças da empresa, produtividade, RH
Em julho 04, 2018
Por Proudfoot Brasil

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