Planejamento mais eficaz de atividades no Centro de Distribuição reduziu em 80% as horas extras. As mudanças geraram mais de R$ 6 milhões em benefícios financeiros
A Rede de Varejo Zema, uma das maiores redes de varejo do país, com mais de 400 lojas e um Centro de Distribuição (CD), tinha o desafio, comum ao setor de Varejo: otimizar sua cadeia de suprimentos, a fim de expandir o seu negócio. O objetivo era crescer de 60 a 80 lojas por ano. A alta gestão sabia que precisava focar no processo logístico para conseguir tais resultados.
Para isso, foi implementado, internamente, o que chamaram de “Escola Logística“, quando uma série de observações começaram a ser realizadas. Houve estudos e entrevistas com colaboradores dos setores e notou-se baixo grau de produtividade e subutilização dos recursos disponíveis. Ficou claro que no CD faltavam habilidades gerenciais e planejamento eficaz para a execução das atividades.
A falta de processos, transparência de conhecimento e ausência de melhores práticas de gestão foram fatores primordiais para a Rede de Varejo Zema optar por uma consultoria de negócios externa. A escolha pela Proudfoot tinha como meta ajustar as ferramentas de gestão e aplicar processos adequados ao plano de crescimento da companhia.
Capacitação de colaboradores
O primeiro passo da consultoria foi redesenhar comportamentos e treinar os colaboradores do CD para que suas habilidades gerenciais e operacionais fossem aperfeiçoadas. Para isso, gerentes e supervisores foram capacitados sobre o novo modelo de trabalho. A supervisão proativa foi enfatizada para ensinar a equipe de liderança como tirar o máximo de proveito de seus colaboradores, por meio da troca de conhecimento.
Otimização de processos
Em seguida, foi sugerido um novo planejamento de rotas eficientes e a otimização dos procedimentos de carga e descargas dos caminhões. Com isso, a melhor utilização da capacidade de vagas de caminhão por toda a frota minimizou a necessidade de uso de mais transportes rodoviários. As rotas foram redesenhadas com base em algoritmos matemáticos para otimizar todo o fluxo de entrega e controle de custos.
Novos índices de referências foram implementados, como o tempo para carregar e descarregar caminhões, dando mais agilidade no processamento de pedidos e filas. Além disso, cada turno de trabalho foi equilibrado para atender as demandas e eliminar o excesso de retrabalho e as horas extras que estavam afetando a margem de lucro da companhia.
Resultados práticos
Com os novos processos redesenhados pela Proudfoot, a Rede de Varejo Zema conseguiu aumentar a produtividade em 34% e os ajustes sequenciais na frequência de rotas reduziram a quilometragem em 20% em relação ao ano anterior. Além disso, o planejamento mais eficaz de atividades no CD reduziu em 80% as horas extras. As mudanças produziram mais de R$ 6 milhões em benefícios financeiros. Outro ponto positivo para uma rede de varejo foi a redução em 20% com as entregas, reduzidas de duas para apenas uma vez por semana.
“A especialidade da nossa empresa é comprar e vender mercadorias, por isso optamos por contratar uma consultoria especializada em processos. A diferença sentida nos resultados foi que a Proudfoot atuou conosco nesse projeto desde o “chão de fábrica”, nos mostrando que era possível não só simplificar os processos como também planejar e agilizar a execução de muitas atividades de maneira muito mais eficazes, proporcionando resultados financeiros e de operação bem positivos”, destaca Romeu Zema Neto, diretor presidente da Rede de Varejo Zema.