Proudfoot Brasil

Os 5 maiores desafios para a retomada de produtividade do setor sucroenergético

Responsável por 1 milhão de empregos no interior do país e pela geração de US$ 10 bilhões em exportações por ano, o setor sucroenergético tem sido duramente afetado pela pandemia. Além da diminuição em torno de 30% do consumo de biocombustíveis, as usinas sucroalcooleiras enfrentam um momento de caixa baixo, considerando o início o período da safra, de abril a dezembro, e redução drástica de capital de giro para pagar as contas de curto prazo.

Com cerca de 350 usinas sucroalcooleiras em operação no País, o setor gerou receita de cerca de R$ 100 bilhões, mas ainda conta com ajuda por parte do governo para enfrentar a crise provocada pela pandemia de coronavírus, no que diz respeito à estocagem de etanol, por exemplo, um dos assuntos centrais por parte dos empresários.

Caminho crítico

Um dos maiores desafios aqui é como ganhar competitividade de custos e aumento do retorno neste cenário tão atípico. As estratégias sustentáveis de redução de custos são caminho crítico para ajudar a proteger as margens e construir bases sólidas para o futuro.



Como açúcar, etanol e energia, fazem parte do mercado de commodities agrícolas, requerem de maneira imprescindível uma gestão de custos eficaz, em uma realidade onde:



Tornou-se ainda mais imperativo um efetivo controle de custos, flexibilidade de adaptação e rapidez na tomada de decisão para continuar gerando valor.

Para gerar melhorias necessárias e manter o crescimento, todas as iniciativas de redução de custos devem ser baseadas em uma compreensão completa dos requisitos da operação e nas áreas que oferecem maior potencial de melhoria. Neste ponto, os gestores precisam, necessariamente, responder a três desafios comuns do setor



A retomada exige mudanças rápidas, baseadas em um real diagnóstico do momento, do cenário macroeconômico e setorial. O seu negócio está preparado para avaliar tantos aspectos a serem considerados no plano operacional?

Conheça a nossa enorme experiência no setor e encontre os caminhos que te levarão ao sucesso de sua operação neste período de retomada.

Daniel Assis
Presidente da Proudfoot Brasil

Sair da versão mobile