Nem sempre o resultado corresponde ao que foi planejado. Uma grande fabricante do ramo de laticínios fez um projeto de aumento de capital, porém a capacidade para produção de leite longa vida teve aumento pouco significativo, mediante o investimento. Diante de tal cenário, os diretores executivos decidiram firmar parceria com a Proudfoot para determinar os motivos do fracasso e analisar os déficits.
Após análise de todos os níveis da organização, a Proudfoot concluiu que a cultura da empresa não era favorável para um ambiente de trabalho altamente eficiente. Um aspecto das operações do cliente que precisava de mudanças era a mentalidade vigente dos colaboradores de trabalharem seis, às vezes sete dias por semana, recebendo pagamento de horas extras para turnos aos fins de semana. Basicamente, os fins de semana tornaram-se uma desculpa para que não fossem cumpridas tarefas importantes durante a semana normal de trabalho. Notou-se também que muitos supervisores foram promovidos internamente com base em sua qualificação técnica, mas nunca tinham recebido treinamento de gestão ou coaching no local de trabalho.
CEO
A abordagem
A equipe da Proudfoot certificou-se de trabalhar junto a cada supervisor para entender completamente como eles desempenhavam as tarefas importantes. Como foi constatado, o que muitos deles acreditavam ser a maneira certa de agir estava, na realidade, atrasando-os.
Depois de uma auditoria do programa de manutenção preventiva revelar procedimentos ultrapassados e ausentes, a Proudfoot facilitou a colaboração entre a equipe de manutenção e seus fornecedores de modo a preencher os vazios deixados.
Diversas iniciativas de melhoria foram priorizadas e implementadas para aumentar a produção e a confiabilidade dos equipamentos. Entre elas, uma lista de verificação essencial dos equipamentos que era utilizada para evitar perda de produção.
Conforme a OEE – Overall Equipment Effectiveness, principal indicador de efetividade global de um equipamento, usado principalmente nas indústrias de manufatura – começou a crescer, a equipe conjunta de manutenção e de fornecedores conseguiu modernizar peças antigas de equipamentos para obter maior durabilidade e maior velocidade nas linhas de produção.
Essas peças essenciais das máquinas, então, ficaram menos suscetíveis a falhas, o que reduziu o tempo ocioso na instalação. Um foco maior na programação e no planejamento facilitou a transição de um turno para o seguinte, e os grupos de trabalho de cada área organizaram uma transição suave entre os turnos, sem desligamento ou interrupção das principais peças dos equipamentos.
Diretor local
Os resultados
Um forte compromisso com a manutenção preventiva, treinamento, gerenciamento de fornecedores e balanceamento de linha melhorou a OEE em 30%, enquanto a produção aumentou 27%. O reforço adequado de comportamentos e o incentivo pela equipe da Proudfoot ajudaram a tornar os supervisores líderes mais competentes. A maior eficácia no local de trabalho reduziu o excesso de horas extras que antes eram necessárias para atender às exigências de produção semanal. O alinhamento dos indivíduos com novos processos ajudou a conduzir e a sustentar um nível mais elevado de desempenho em um longo período após o término do projeto.
COO