Um dos grandes desafios para uma marca que tem tradição e quer ampliar sua participação no mercado é desenvolver um planejamento assertivo e consistente no curto, médio e longo prazos. A Furukawa Brasil, uma das maiores fabricantes de cabos de fibra ótica do mundo, desenvolveu diferenciais competitivos significativos ao longo do tempo para cada segmento de negócio onde atua. No entanto, o crescimento de vendas e a implementação de uma nova plataforma de tecnologia causaram desafios para a pontualidade na entrega de seus produtos.
Com o tempo, a diversificação de produtos e soluções da Furukawa Brasil e a expansão das vendas no Brasil e na América Latina levaram a um ambiente de negócios mais complexo. Este cenário gerou a necessidade de ferramentas adequadas que permitissem um planejamento e controle em curto intervalo de tempo. O sistema de gestão deveria ter informações precisas de mercado que permitissem assertividade do forecast.
Foad Shaikhzadeh, presidente da empresa, estava aberto a novas ideias que pudessem melhorar sua gestão de inventário, reduzindo a necessidade de capital de giro e a entrega de produtos e soluções de valor superior. O primeiro passo foi contratar uma consultoria externa, com larga experiência em indústrias, comprovadamente voltada para uma “excelência operacional”, trazendo uma visão diferente e inovadora: a Proudfoot Brasil.
E foi a partir de uma revisão abrangente dos processos internos e suas interfaces realizada nas diversas áreas da empresa, que permitiu que informação com qualidade passasse a fluir sistemática e rapidamente para os responsáveis, possibilitando que decisões mais assertivas fossem tomadas resultando em uma melhoria de resultados efetiva e sustentável.
A Proudfoot sempre se diferenciou por trabalhar a “quatro mãos” com o cliente no ponto de execução dos projetos, explica Francisco Loureiro, presidente da Proudfoot Brasil. Neste caso não foi diferente. Reuniões diárias foram iniciadas para analisar os prazos de entrega com até cinco dias de antecedência. Níveis de estoque mínimo e máximo foram recalculados e outros ajustes foram feitos para que as previsões de vendas fossem mais precisas. Novos sistemas de gestão e processos mais estruturados promoveram uma comunicação altamente eficiente e maior alinhamento entre a estratégia e as operações da empresa.
Os esforços para um planejamento mais eficiente trouxeram excelentes resultados: aumento da velocidade de entrega em 20%; aumento da taxa de assertividade das previsões de vendas em 20% e redução dos níveis de estoques em 23%.
Análise, planejamento e implantação
Uma análise completa de cada etapa do processo, suas interfaces e gargalos foi realizada para determinar as causas das deficiências operacionais da operação. Todos os níveis de gestão foram fortemente envolvidos na análise das operações críticas, no desenvolvimento da proposta e na implementação de novos processos (que vão desde reuniões de planejamento de entrega até elaboração da estratégia de vendas). Um modelo de fluxo de planejamento de produção foi aperfeiçoado, sendo a demanda do cliente, o principal elemento. Os programas de treinamento incutiram na equipe os comportamentos e atitudes certas para que se pudesse estabelecer um ambiente de gestão totalmente proativo. Recursos de gerenciamento importantes foram instalados para mensurar o comportamento correto comparando-o com benefícios operacionais e financeiros. Indicadores de desempenho foram definidos para monitorar resultados em intervalos diários e semanais.
Foad Shaikhzadeh, diretor presidente da Furukawa Industrial S/A – Produtos Elétricos.