Historicamente, o departamento financeiro sempre foi responsável pelo controle de custo enquanto a área de vendas seria pela receita. Mas esse dinâmica já não flui mais assim. As empresas consideradas eficientes no mundo, hoje em dia, funcionam de forma integrada e não compartimentalizada.
Isso quer dizer que todos os setores dentro de uma organização devem estar envolvidos e concentrados em diminuir custos e aumentar a receita, porém atentos à sua atividade específica e tomando cuidado para que a iniciativa não resulte em uma ineficiência operacional.
A essa altura você deve estar aí achando que isso é uma coisa simples de ser feita. Realmente, é muito simples, mas não é fácil. E sabe por quê?
Fazer com que uma empresa tenha todas as decisões e estratégias de cada área integradas e com foco único na redução de custos e aumento de receitas requer a implementação de uma nova cultura e maneira de trabalhar.
Vamos imaginar um funcionário que atue na linha de produção. Seu foco está em entregar com eficiência o produto final para o cliente. Porém, sob o ponto de vista de integração, pensando sempre na expansão do negócio e na saúde financeira, seu mindset deveria estar programado para identificar melhorias contínuas nos processos, mas na prática, na maioria das vezes, isso não acontece.
Atingir esse nível de maturidade e engajamento entre os colaboradores requer muito treinamento e a consolidação destes esforços em vários níveis, envolvendo desde a alta direção até níveis de execução seja financeiro, produção ou vendas.
Trata-se de um trabalho que deve ser feito em cada momento, mas com continuidade perfeita, de modo que a integração e a nova forma de atuar de cada um esteja sempre focada em buscar resultados melhores. Reveja a estratégia da sua empresa e se ela realmente está refletindo em todas as áreas.