Depois da empresa passar por um processo de fusão, o CEO da Rumo, uma das maiores empresas do setor ferroviário da América Latina, foi questionado por conta de uma década de baixos investimentos Capex, o que enfraqueceu a infraestrutura ferroviária da empresa.
Foi então que a empresa buscou apoio de uma consultoria hands on para identificar os gaps e promover ações em busca da excelência operacional e contratou a Proudfoot.
Desafios de manutenção
Após uma análise aprofundada das operações, ficou evidente que a equipe de manutenção estava tendo dificuldade para cumprir determinados objetivos. Uma pesquisa mostrou que aproximadamente um terço de seu tempo era gasto com a finalização da programação diária, em vez de manter efetivamente o sistema ferroviário. Isso contribuía para que peças de reposição não estivessem prontamente disponíveis, o que causou atrasos e paralisações significativas.
O fato de que havia poucas normas de trabalho em vigor que permitiam à empresa comparar os atuais níveis de eficiência com o plano real, tornou o desafio ainda maior.
Desafios de operação
Sem o reforço de práticas seguras, a empresa registrava uma média de três acidentes por dia, causando aumento do custo de indenização por conta de mercadoria danificada. Além disso, havia pouca gestão das atividades diárias, sobressaindo a cultura da conquista individual.
O trabalho de campo junto com o cliente foi fundamental para transformar uma cultura focada na busca por soluções rápidas para resolver problemas para uma comprometida a resolver as questões da forma certa já na primeira vez. Também foi feita a reorganização de mão de obra, realocando colaboradores para áreas identificadas como prioritárias. Aplicar as melhores práticas de manutenção fortaleceu a infraestrutura ferroviária, o que aumentou a velocidade e confiabilidade dos trens.
A equipe da Proudfoot trabalhou em conjunto com a equipe da Rumo para implementar seis fluxos de trabalhos operacionais importantes e que geraram resultados em seis meses
1 – Atividades de rápida rentabilidade
A equipe colocou medidas diárias de controle de cronograma em vigor, o que tornou mais fácil planejar e se adaptar às circunstâncias imprevistas. Também passaram a ser realizadas reuniões diárias sobre segurança com toda a equipe para disseminar a importância desse item. À medida que a comunicação começou a melhorar, ficou mais fácil passar trabalho de um turno para outro. Foram definidas normas de trabalhos consistentes para que o desempenho real fosse medido com um plano específico.
2 – Manutenção (ferrovias e frotas)
Com a revisão dos processos de planejamento/programação e a implementação de um modelo de atividade diária, ocorreu a disponibilidade de equipamentos e de peças de reposição, além da redução de ordens de serviços atrasadas.
3 – Execução (jardas)
A Rumo estava enfrentando atrasos consecutivos, às vezes de 30 minutos, por conta da carga e descarga insuficientes dos trens ao longo da ferrovia. Para resolver esta questão, a Proudfoot instalou uma série de normal que permitiu à equipe de gestão medir o desempenho diário e evitar a perda de tempo nas manobras de entrada e saída nos vagões. Outra mudança significativa foi com os operadores portuários, que aprenderam a otimizar a quantidade de vagões de carga por viagem.
4 – Design organizacional
A Proudfoot trabalhou alinhada com a Rumo para analisar descrições de trabalho, consolidar cargos e responsabilidades, eliminando funções desnecessárias dentro da organização.
5 – Treinamento e desenvolvimento
A consultoria também implementou um programa de treinamento em três níveis: coaching baseado em soluções para gerentes e programa para desenvolvimento para coordenadora e supervisores.
6 – Sustentabilidade
A Proudfoot trabalhou juntamente a equipe de recursos internos para projetar um modelo de melhoria contínua dos processos que sustentaria a nova estrutura de operações.
“A metodologia Proudfoot, combinada com a mudança de comportamento dos nossos líderes e profissionais de base foi o principal catalisador para a excelência dos resultados rápidos do projeto”, afirma Darlan Fabio de Assis, VP de Operações Sul da Rumo.
Principais resultados do projeto
- US$ 11 milhões em benefícios anuais com melhoria na manutenção das rodovias e redução de acidentes;
- US$ 6,5 milhões de benefícios anuais com contratação de terceiros;
- US$ 3 milhões em benefícios anuais com produtividade da manutenção.