Quando é preciso elevar a qualidade do processo decisório para maximizar a rentabilidade e a previsibilidade do negócio, é hora de apostar na inteligência analítica.
Analytics é um poderoso conceito para sistematizar decisões com o apoio de modelos, os quais unem os dados da companhia através de estatística, matemática e modelagem preditiva (machine learning) para encontrar padrões, analisá-los e produzir insights que possam suportar decisões importantes no ambiente corporativo.
Atualmente, a quantidade de dados e a complexidade dos negócios se tornaram tão grandes que ficou difícil tomar decisões assertivas e com segurança. Por isso, a Proudfoot está preparada com uma gama de soluções analíticas capazes de elevar a qualidade dos processos decisórios, em questões de produtividade, gestão operacional, estruturação do negócio, segmentação e posicionamento de mercado – colhendo muitas vezes respostas para perguntas que nem a própria companhia julgava serem relevantes.
Em termos de maturidade analítica de um negócio ou processo, podemos chegar em quatro estágios:
A qualidade da decisão e a necessidade de dados elevam-se na mesma proporção que a maturidade analítica. No primeiro estágio da curva de maturada analítica, temos um negócio que unicamente organiza os dados em dashboards e KPI, observando o comportamento do passado – ou seja, as abordagens analíticas são limitadas.
O segundo estágio compreende a utilização de modelos para evidenciar empiricamente aos decisores as causas dos desvios, enquanto o terceiro busca antecipar um determinado comportamento ou evento de interesse da organização.
Por fim, o quarto estágio de maturidade contempla soluções analíticas que buscam indicar ou ainda tomar decisões autonomamente para otimizar a rentabilidade do negócio.
O Analytics é necessário para otimizar o negócio, maximizar as receitas e minimizar os custos, assim como possibilitar a avaliação de cenários de melhoria antes de realizar intervenções no sistema.
É parte fundamental transformar a cultura analítica da organização, elevando a maturidade e transferindo conhecimento aos colaboradores por meio de capacitação in company. Assim, garantimos a convergência dos indicadores e medidores de curto a longo prazo por meio da automatização de análises recorrentes.
Vamos falar sobre como a Proudfoot pode transformar o seu negócio por meio do Analytics?