Estamos num momento de travessia. Ela envolve dois pontos com perfis bem complexos. O ponto de partida tem enraizado, já faz alguns anos, o foco em resultados, retenção de talentos (quando possível) e agora um cenário caótico, com baixa previsibilidade. Na outra ponta, que seria o futuro próximo, parece que tudo ficou embaçado por uma fumaça que colocou em xeque as metas trabalhadas no final de 2019; macroeconomia com nuances de recessão e muita ansiedade de todos os colaboradores.
Todos nós sabemos que a informação permite análise de cenários e reduz a ansiedade. Estamos vivendo um momento onde os executivos estão buscando visualizar diferentes cenários futuros para compreender elementos básicos e essenciais para suportar o processo decisório. Independentemente do resultado do diagnóstico, seja bom ou ruim, o mínimo que um executivo terá em mãos, será o recurso crítico para tomar uma decisão.
Isso implica em mudanças rápidas e também mais profundas. A tomada de decisão na gestão de pessoas, por exemplo, hoje envolve não somente a capacidade financeira de manter a folha de pagamento, mas inclui novas regras legais de incentivo para não demitir. Outras empresas, munidas de informações estratégicas, vislumbraram uma mudança no modelo de negócios e saíram de um possível cenário tenebroso de falência para uma jornada virtuosa de negócios.
A sua empresa provavelmente tem informação em abundância em todas as áreas internas e nos seus ecossistemas. Mas será que estas mesmas informações estão sendo mixadas, utilizadas e, principalmente, aplicadas na prática para trazer o mínimo de excelência neste momento de pandemia?
Quantos negócios estão perdendo receita abundante hoje? Quantos colaboradores estão sendo demitidos? Quantas cadeias produtivas foram rompidas e precisam se reinventar? Atualmente, um conjunto de métodos e tecnologias de data analytics estão disponíveis para apoiar na construção de modelos que possibilitam a avaliação das consequências de diferente cenários futuros nos resultados econômico-financeiros do negócio.
É dentro desse espírito de realidade do momento, de nos solidarizarmos com a indústria, é que diariamente buscamos otimizar e analisar com inteligência a riqueza de dados de cada negócio. Nenhum negócio é igual ao outro. Cada um tem o seu DNA e é isso que respeitamos em nossos projetos.
Quer saber mais como podemos ajudar a sua empresa? Marque um papo conosco e conte-nos qual é o DNA do seu negócio!
Daniel Assis
Presidente da Proudfoot Brasil