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5 dicas de comunicação assertiva para líderes do presente

5 dicas de comunicação assertiva para líderes do presente

Imagine a seguinte situação: Carlos, CEO de uma renomada indústria de produtos eletrônicos, enfrentava um período turbulento na liderança da companhia. As vendas estavam fracas devido à intensa concorrência, crise e mudanças no mercado de tecnologia. Ele sabia que ser estratégico era necessário e que a sua liderança era fundamental.

Durante uma reunião com os demais líderes de departamento, Carlos decidiu ser franco e transparente acerca da situação: “Estamos passando por um momento delicado, e a nossa resposta para esse desafio definirá o futuro da empresa”, disse ele, enquanto fitava os demais com confiança e seriedade. Então, prosseguiu: “Precisamos inovar e definir novas estratégias de produto e marketing. Por isso, quero ouvir suas ideias para revitalizar as nossas linhas de produtos e reconquistar market-share”.

Ouvindo atentamente cada líder, Carlos acolheu todas as sugestões, mostrando respeito e consideração pelos diferentes pontos de vista. Quando, então, o líder de produto expressou preocupação sobre o risco de novas iniciativas com o atual recurso disponível, Carlos respondeu com empatia: “Entendo seu receio. Vamos avaliar cuidadosamente os riscos e os benefícios de tais investimentos. Aliás, minha porta está sempre aberta para discussões mais aprofundadas. Conte comigo!”

Carlos encerrou a reunião com um plano de ação claro, estabelecendo os próximos passos e reafirmando o seu compromisso de apoiar cada departamento na implementação das novas estratégias e ações. Essa reunião foi um ponto de virada para a empresa. O estilo de comunicação assertiva e aberta de Carlos não só tranquilizou a sua equipe, mas também estimulou a inovação e a colaboração, direcionando um novo caminho.

A comunicação assertiva, como vimos na situação que fabulei acima, é fundamental para líderes em todos os segmentos nos dias de hoje, em que pressões externas e internas às empresas geram ambientes de trabalho desafiadores. Um estudo do Project Management Institute (PMI), realizado com 184 grandes corporações, mostra que 64% das empresas brasileiras já possuíam falhas de comunicação no período pré-pandemia; a liderança (89%) e a comunicação (78%) foram as habilidades mais valorizadas no meio corporativo.

Diferentemente do que muitos pensam, assertividade não significa objetividade; não é sobre ser direto, curto e grosso. Na verdade, ela é o oposto da comunicação agressiva ou mesmo passiva. A assertividade nada mais é do que uma habilidade de quem se expressa e transmite as suas ideias de forma clara, de maneira eficiente e respeitosa.

Para desenvolver uma comunicação assertiva você deve estar atento a uma série de ações e reações durante as suas trocas com outras pessoas, dentro e fora da empresa. Aos líderes que querem se destacar e alavancar os resultados em seus negócios, separei 5 dicas fundamentais que devem ajudá-lo a se tornar um comunicador assertivo.

  1. Escute ativamente o que as pessoas têm a dizer: ouvir ativamente significa mais do que simplesmente “não falar” enquanto alguém está falando. Envolve uma compreensão genuína das ideias e sentimentos das pessoas. Isso cria um ambiente de respeito mútuo, onde ideias e soluções podem florescer.
  2. Seja claro e empático: comunicar com clareza não significa apenas transmitir sua mensagem de forma compreensível, mas também considerar as emoções e perspectivas dos outros. A empatia na comunicação fortalece as relações e promove um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
  3. Preste atenção no que o corpo fala: a linguagem corporal pode dizer tanto quanto as palavras. Gestos, expressões faciais e postura podem reforçar ou contradizer sua mensagem. Uma comunicação assertiva envolve alinhar sua linguagem corporal com suas palavras, transmitindo assim integridade e confiança.
  4. Colabore mais, controle menos: a assertividade não é sobre impor suas ideias, mas sobre colaborar e criar soluções conjuntas. Encorajar a participação e considerar diferentes pontos de vista demonstra respeito pelas capacidades da sua equipe e promove um ambiente de trabalho mais criativo e inovador.
  5. Aprenda constantemente: o aprendizado contínuo é fundamental para aprimorar suas habilidades de comunicação. Esteja aberto a novas ideias, técnicas e feedbacks, e esteja disposto a adaptar seu estilo de comunicação conforme necessário. O crescimento contínuo nesta área é essencial para um líder.

Nas palavras de Anthony Robbins, em “O Poder Sem Limites”, “A maneira como nos comunicamos com os outros e com nós mesmos é que determina a qualidade de nossas vidas” – e do sucesso em nossos negócios.

Comunicadores assertivos são capazes de resolver conflitos organizacionais e gerenciar mudanças de forma eficiente, aumentar a produtividade das equipes e, com isso, conquistar boa imagem e reputação entre os liderados.

Francisco Loureiro
Presidente da Proudfoot Brasil

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